Cartão Postal de Paraty

Paraty, completa fusão de história, cultura e natureza

Localizada no litoral sul do Estado do Rio de Janeiro, Paraty é um prato cheio para diversos perfis de visitantes que vão desde os que buscam conhecer um pouco mais sobre a história do Brasil, os que vão em busca de eventos culturais, os que buscam opções de ecoturismo até aqueles que só querem relaxar na praia.

Fundada em 1667,  Paraty teve grande importância no país devido a exportação de ouro vindo de Minas Gerais. Durante este período, vários casarões coloniais foram erguidos. Com o fim do ciclo  de ouro, a economia da cidade baseou-se com a produção de cachaça e exportação de café. Após a abolição da escravatura, o porto de Paraty perdeu muito a movimentação e consequentemente houve queda significativa na população, reduzindo para mil habitantes o que antes era em torno de 16 mil.

Centro Histórico
Casarões Coloniais de Paraty

A cidade teve grande influência maçônica no século XVIII, prova disso são as pinturas das casas na cor branca e a predominância da cor azul em muitas portas e janelas dos casarões. Esta influência também deu um toque exotérico a cidade, é capaz de encontrar diversas lojas focadas neste tema com vendas de cristais e mandalas.

CENTRO HISTÓRICO

Tombado como Patrimônio Histórico pela UNESCO, o centro histórico de Paraty é um dos principais pontos turísticos da cidade. Possui diversos casarões e sobrados, estilo colonial, que se transformaram em bares, restaurantes, pousadas, hotéis, lojas e museus. Para conservação do Centro Histórico, é proibido o trafego de veículos porem pode-se fazer o passeio de charretes. Nesta região está a Igreja de Nossa Senhora das Dores, um dos principais cartões postais da cidade.

Passeio de charrete em Paraty
Centro Histórico de Paraty

Um aspecto curioso no Centro Histórico de Paraty é que a região está no mesmo nível do mar. Diante disso, a cidade foi projetada conforme a cheia das marés. O chão e as calçadas dos casarões estão acima do nível da rua para suportar as cheias feitas pelas marés – fato que virou atrativo turístico.

Também no Centro Histórico, encontra-se o caís da cidade onde partem embarcações de passeio pela Baía de Paraty e arquipélagos próximos. O passeio começa entre 9 e 10 horas da manhã, horário que os barcos saem e retornam ao final da tarde. Basta somente chegar junto aos condutores das embarcações, negociar o preço do passeio e aproveitar a beleza das ilhas.

Passeio de Escuna pela Baía de Paraty
Passeio de Escuna pela Baía de Paraty

EVENTOS CULTURAIS

Paraty, é um dos principais destinos culturais do Brasil. Um dos eventos que mais se destaca é o FLIP (Festa Literária Internacional de Paraty) que ocorre em julho de cada ano. Confira demais eventos e festivais em Paraty clicando aqui.

TRINDADE

Das diversas praias  que Paraty oferece, as que ficam no bairro de Trindade são as mais famosas. Trindade é uma vila de pescadores, repleta de pousadas e áreas de acampamento. Também constitui de restaurantes com comidas típicas e lojas de artesanatos locais. A beleza das praias e das piscinas naturais é de fascinar qualquer visitante. Para se chegar a Trindade, o visitante pode optar por ônibus que saem de Paraty (consulte o horário de ônibus) ou ir de carro pela Rodovia Rio-Santos sentido ao trevo do Bairro Patrimônio seguindo as placas indicando Trindade.

Como chegar em Trindade
Praia de Trindade

ECOTURISMO

Grande parte de Paraty está dentro de Parques Ecológicos, dentre eles o Parque Nacional da Serra do Bocaína, que conta com aldeias indígenas inclusive, a visitação é permitida porém controlada. Além disso, a cidade oferece diversas trilhas e cachoeiras para serem visitadas sem contar os passeios por mar como em embarcações e mergulho.

Ecoturismo trilhas de Paraty
Mapa Turístico com as principais praias, trilhas e atrações turísticas que Paraty tem a oferecer

Para mais informações de como chegar, onde ficar, entre outros, a Easy Trip recomenda que se visite o site da cidade de Paraty onde encontrarão também mais informações sobre a história, rotas, aspectos culturais e tem até na versão em inglês.

Se você gostou do artigo, nos ajude reservando seu hotel pela caixa de pesquisa do Booking logo abaixo, você não paga nenhum centavo a mais e ajuda o Blog.

Siga e compartilhe nossa pagina:
RSS
Facebook
Facebook
INSTAGRAM
Google+
http://myeasytrip.com.br/onde-ficar-em-paraty/
Twitter
LinkedIn
SHARE
The following two tabs change content below.

Luiz Faria

Pós graduado em negócios internacionais e em relações internacionais. É um dos criadores da Easy Trip. Um dos seus objetivos de vida é conhecer os 7 mares e os 6 continentes, desbravar cada canto deste mundo e compartilhar com todos que anseiam pela mesma busca.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Gostou desse Blog? Por favor compartilhe.

  • RSS
  • Facebook
    Facebook
  • INSTAGRAM
  • Google+
    http://myeasytrip.com.br/onde-ficar-em-paraty
  • Twitter
  • LinkedIn
  • SHARE
Back to Top